sábado, 2 de janeiro de 2010

VAMU VER #1: Quase Famosos

 
O Vamu Ver é um espaço em que vou tentar dar uma ssugestões de filmes, documentários  e afins relacionados ao Rock e Heay Metal, só de começo (rs).

Este é filme muito foda! Primeiro por que retrata a cena roqueira nos anos 70 onde garoto de 15 anos consegue um emprego na revista Rolling Stone pra acompanhar  e cobrir uma excursão pelos Estados Unidos da fictícia banda Stillwater. Só que ele se envolve tanto com a banda, menos se preocupa em fazer a matéria pra revista.  

A cidade é Los Angeles. O ano é 1973. William (Patrick Fugit) é um garoto precoce. Aos 10 anos conversa com a mãe sobre aspectos da literatura, aos 15 faz críticas musicais, logo, é convidado para ser repórter da consagrada revista Rolling Stone.

Sua paixão pela música começou quando sua irmã foi embora e lhe deixou, de presente, uma mala cheia de discos debaixo da cama. Beatles, Simon & Garfunkel, Joni Mitchell e The Who mudaram sua vida. Seu futuro tornou-se mais que promissor.


Escrevendo amadoramente para a revista Creem, o jovem encontra uma espécie de mentor intelectual chamado Lester Bangs. Lester (Philip Seymour Hoffman) é um dos mais respeitados críticos de música da época, e ensina o jovem William a conviver neste meio perigoso, cheio de fama, garotas e astros do rock. Seu conselho é: "...nunca fique amigo dos músicos de rock. Seja sincero e impiedoso". Mas, isso é uma meta bastante difícil para William, pois o que ele mais quer é fazer parte deste contexto e ser admirado por essa gente que, na verdade, são seus ídolos.


Quem o ajuda a integrar-se neste universo é a atraente Penny Lane, líder de um grupo de fãs que se auto-denominam band aids. A jovem Kate Hudson (indicada ao Oscar de Atriz Coadjuvante) é perfeita no papel da apaixonada Penny Lane. Ela e William criam um grande vínculo, transformando-se em amigos e confidentes. Os dois vivem momentos perturbadores quando ingressam numa turnê pelos Estados Unidos ao lado da banda em ascensão Stillwater. De fãs, tornam-se quase família do grupo que, em crescente sucesso, não consegue lidar com as dificuldades do estrelado.

O filme traz um retrato claro e íntimo das pessoas que fazem e admiram a música. Trata a relação ídolo x fãs com maturidade, discutindo a importância mútua dos dois lados no alcance do sucesso. Os bastidores, as festas regadas a muita bebida e drogas são o pano de fundo dos conflitos destes jovens apaixonados pelo rock.


De Black Sabbath a Led Zeppelin, o universo musical dos anos 70 é revelado com carinho e olhar apaixonado de um jovem observador que, acima de tudo, é um ardoroso fã. 

Para quem quiser ver o filme pelo Youtube:

2 comentários:

Victor Bimbato disse...

Esse parece ser uma boa pedida, huh?

Lucas Fox disse...

Com certeza cara! ;D